Desigualdade Social

Publicado: setembro 4, 2011 em História, Vídeos

Dados da ONU, apontam o Brasil com um dos países mais desiguais do mundo, isto é, um país em que a diferença de renda dos ricos e pobres é maior. Para algumas organizações mundiais, nosso país aparece em 7° lugar na lista da pior distribuição de renda do mundo, em outras pesquisas, ele aparece em 5°, e 3° o que é pior ainda.

Além disso, ficou explícito que no Brasil, a mobilidade social, isto é, a potencialidade de pobres se tornarem ricos, e ricos se tornarem pobres é quase nula. Uma prova disso é a quantidade de gente que “joga na mega-sena”, e outros jogos de azar, esperando que um dia venha a ganhar e mudar de vida. Essa é a esperança do pobre brasileiro, porque na sociedade onde ele vive, sabe que dificilmente virá a ficar rico. Com muita sorte e trabalho duro, talvez consiga mais conforto material do que seus pais, mas vir a ser rico, sabe que “só ganhando na mega-sena”. Os dados da ONU afirmam que mais da metade da população permanece com o mesmo nível de estudos de seus pais, e mais ainda permanecem com o mesmo nível de renda.

Vemos dia-a-dia que a riqueza e a pobreza vivem lado a lado. Favelas estão muito próximas de grandes condomínios e regiões de casas de luxo. O salário mínimo é baixíssimo comparado a de países ditos desenvolvidos, enquanto quase metade de todo o capital (dinheiro) do país está nas mãos de 10% da população.

Assista o vídeo abaixo:

1. No final do vídeo, o narrador afirma que hoje ninguém tem o futuro determinado pela condição social que nasce, enquanto vimos que a ONU apresentou um quadro de imobilidade social, isto é, os pobres continuam sempre pobres, e ricos continuam sempre ricos. Sabendo que o vídeo não foi produzido no Brasil, responda em um pequeno texto as questões abaixo:

a)Após apresentar uma realidade desigual, baseado nas classes sociais, qual a intenção dos produtores do vídeo ao dizer no fim que ninguém tem o futuro determindado pela classe social?

b)Que realidade é apresentada no vídeo? Não existem desigualdades alí?

c) Qual o tipo de governo que esse local possui? Seria interessante para o país divulgar a mensagem do final do vídeo?

2. O Brasil entrou na lista das 5 maiores economias do mundo. Isso significa que o Brasil é o 5° país mais rico do mundo. Sabendo que a sociedade é dividida em classes sociais, e que o Brasil é um dos países mais desiguais, onde 10% da população possui quase a metade de todo o capital (dinheiro), responda:

O Brasil ficou mais rico? Quem ganhou essa riqueza? Você se sente membro de um dos países mais ricos do mundo? Como é a educação, a saúde, e a segurança nesse país tão rico?

fontes:

http://outrapolitica.wordpress.com/2010/07/25/brasil-tem-terceira-pior-distribuicao-de-renda-do-mundo/ Acesso em: 12/12/10.

http://www.sfiec.org.br/publicacoes/licoes_prog_desenv_br/desigualdade_social-texto.htm Acesso em: 12/12/10.

http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=10284   Acesso em: 12/12/10.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/relatorio-diz-que-desigualdade-no-brasil-e-uma-das-maiores-do-mundo.html   Acesso em: 12/12/10.

Anúncios
comentários
  1. Isabela L. de Oliveira-7ª: E disse:

    1 a) A intenção do vídeo é a de que todos temos chances de mudar de classes sociais, quem é probre, não percisa ser pobre para o resto da vida, ele pode ter chance de mudar, se dedicando e tentando sempre ser melhor!
    b) Existem sim desigualdades, a realidade que o vídeo mostra é a da vida de muitas pessoas que não tem condições melhores de vida.
    c) O sistema de governo que esse país vive é o monarquico absolutista.
    2) Não, algumas pessoas enrriqueceram em cima dos outros. Eu não me sinto num dos países mais ricos do mundo pois em cada lugar que você olhe, você vê a desigualdade social, por exemplo se o Brasil demonstrasse essa riquesa na sociedade, as escolas não seriam tão precárias,a saúde não seria tão ruim, e o país teria mais segurança!

  2. Marcela Gogola 7 E disse:

    1-A)Eu acho que qualquer pessoa rica pode virar pobre e qualquer pessoa pobre pode ficar rica!!!Pois sao coisas da vida…Tanto uma pessoa rica pode perder td o dinheiro e viram pobre e tambem uma pessoa pobre pode por exemplo ganhar na mega sena e virar rica!!!
    1-B)Uma realidade de hoje em dia,por exemplo no Brasil existem pessoas ricas,pobres,de uma classe média no mesmo estado!!!No vídeo existe sim desigualdade(acho pois nao vi td o vídeo),pois em td lugar existe desigualdade social!
    1-C)Esse local possui um governo que só pensavam nas pessoas de alta grana não nas outras pessoas mais pobres.Sim!!
    2)Eu não acho o Brasil muito rico não,eu acho q o Brasil ou melhor dizendo os politicos fazem com nosso dinheiro coisas pra eles,roubam,se preocupam com a copa… e as creches,escolas,postos de saúde,hospitais…nem tao ligando pra isso!!!Eu não me sinto num pais rico mais sim num pais quem tem muita desigualdade social!!No Brasil quase td é precario inclusive os hospitais,escola,creches,etc…

  3. Dryelle Vitória Freitag 7ªE disse:

    1-a)A intenção dos produtores do vídeo foi que hoje em dia, os cidadãos pobres podem ficar ricos não só jogando na mega sena, como estudando e tendo um futuro melhor. Como também as pessoas ricas podem perder o seu dinheiro em assaltos, jogos, etc.
    b) A realidade mostrada no vídeo, é a que existem pessoas pobres e pessoas ricas(desigualdade social), como é até hoje aqui no brasil.
    c)este local do vídeo possui um governo em que as pessoas que possuem mais condições de vida(mais ricas) mandam, e as pessoas que possuem menos condições de vida (mais pobres)obedecem.
    2)Na minha opinião o Brasil ñ ficou mais rico. o dinheiro e a economia deste pais, “vai parar” na cueca dos politicos, e eles usam o dinheiro publico para seu próprio conforto , como casas, bem estar proprio e de sua família , etc. As instituições publicas ( escolas, hospitais, segurança) estão numa condição razuavel pra ruim. Eu não me sinto membro de um dos países mais ricos do mundo, tanto q o Brasil é considerado um pais emergente.

    • Diego Gaida 7ªE disse:

      1-a) A intenção desse video ou falar “ninguém tem o futuro determindado pela classe social” é q uma pessoas pobre não esta comdenado a eternidade a ser probre ela ter que ter comtrole no que gasta ex: Um celular de 4 chip quem presisa disso ? e se esforçar e estudar para que um dia o futuro dela possar ser melhor para ela e os futuro filhos. E muito bem uma pessoa rica pode virar pobre por diversos mutivos…

      b) O video mostra muita desigualdade social mas a disigualdade social é o alge do capitalismo mesmo ate no socialismo não é aquela maravilha… mas um pais capitalista sempre vai ter desigualdade social …

      c)O sistema de país é o capitalismo .Eu acho que na minha opinião que o governo na quer que as pessoas sem iteligente ele quer o contrario que elas sejam ignorantes se 60% da população é ignorante os politicos podem muito bem manibular essa porcentagem para ganhar o voto disendo fabulas… neste comseito acho que não é interesse do estado mostrar o final do video

      2)Nao o brasil não ficou mais rico .Os politicos ganhar essas riquesas!. Pra falar a verdade não nada muda nesse pais :educação, saude (atendimento, profisionais qualificado) e da hipocrisia politica de falar que tudo esta otimo tudo esta perfeito … e pela ignorançia do povo que pela prof de artes disse que so 20% da população esta numa escola .estao 80% da população é ignorante isso significa se tem algum culpado é o povo por elegue aquele cidadão que ja roubou que ja voi procesado por fraude… Comclusao não eu não me sinto membro de uma mais rico .

  4. liliane lorera da silveira 7E disse:

    A) A minha opiniao e quase igual a da marcela , e que ninguem precisa ficar pobre para sempre pode mudar de vida do pobre para o rico.e o rico pode virar pobre da noite para o dia…
    B)existe sim desigualdade social como no video mostra ha bastante desigualdades nao so no brasil mais no mundo inteiro….
    2)eu acho q o Brasil nao è rico nao, eu acho que os politicos usam todo o nosso dinhero para a vida deles e nao pensam no povo aqueles q botaram eles no topo nos colocamos e podemos tirar pois eles nao fasem o q e bom para o povo e as cidades……

  5. LILIANE LORENA DA SILVEIRA 7 E disse:

    esquesi de responde a C
    C)Os politicos nao pensam no povo eles so pensam neles mesmo e como ganhar mais dinheiro com os impostos e etc mais è o sistema monarquico abisolutista,acho q seria importante sim eles divulgarem……

  6. Leonardo Batista Mechereffe . 7ªE disse:

    1 – A) A intenção do video é mostrar que os pobres só vão continuar pobres se quiserem , mas se eles quiserem mudar de vida , tem que se dedicar ao maximo !
    1 – B) Na verdade o video é sobre a desigualdade social , é bastante triste , pois há muitas pessoas pobres nessse mundo com pouquissimas condições de vida !
    1 – C) Na verdade o governo não está nem ai para os pobres , eles querem dinheiro e só ligam para os ricos que tem como dar esse dinheiro , pois sendo rico ou pobre o governo tem que tratar todos iguais ! Seria muito importante a mensagem , para que nós possamos ver como há desigualdade social !
    2) Não , pois algumas pessoas ganham suas riquesas passando por cima das outras , eu não me sinto num país tão rico , pois como a isabela falou a cada lugar que você olhe , você ve desigualdade social ! Para o país demonstrar que é um dos mais ricos do mundo , tem que haver melhorias , como por exemplo : nos postos de saúde , nas escolas , seguranças , só assim o país pode demonstrar que é rico !

  7. Matheus Henrique Morozini Fernandes disse:

    1-a)A intenção dos produtores do vídeo foi que hoje em dia, os cidadãos pobres podem ficar ricos não só jogando na mega sena, como estudando e tendo um futuro melhor. Como também as pessoas ricas podem perder o seu dinheiro em assaltos, jogos…

    b) A realidade mostrada no vídeo, é a que existem pessoas pobres e pessoas ricas(desigualdade social), como é até hoje aqui no brasil.

    c)este local do vídeo possui um governo em que as pessoas que possuem mais condições de vida(mais ricas) mandam, e as pessoas que possuem menos condições de vida (mais pobres)obedecem.

    2)Na minha opinião o Brasil ñ ficou mais rico. o dinheiro e a economia deste pais, “vai parar” na cueca dos politicos, e eles usam o dinheiro publico para seu próprio conforto , como casas, bem estar proprio e de sua família , etc. As instituições publicas ( escolas, hospitais, segurança) estão numa condição razuavel pra ruim. Eu não me sinto membro de um dos países mais ricos do mundo, tanto q o Brasil é considerado um pais emergente.

  8. Matheus Henrique Morozini Fernandes disse:

    esqueci de colocar a serie hehehehehehe malz mais ta ai 7ªE

  9. leonardo marques de oliveira 7ªE disse:

    1-a)A intenção dos produtores do vídeo foi que hoje em dia, os cidadãos pobres podem ficar ricos não só jogando na mega sena, como estudando e tendo um futuro melhor. Como também as pessoas ricas podem perder o seu dinheiro em assaltos, jogos…

    b) O video mostra muita desigualdade social mas a disigualdade social é o alge do capitalismo mesmo ate no socialismo não é aquela maravilha… mas um pais capitalista sempre vai ter desigualdade social …

    c) O sistema de governo que esse país vive é o monarquico absolutista.
    2)Na minha opinião o Brasil ñ ficou mais rico. o dinheiro e a economia deste pais, “vai parar” na cueca dos politicos, e eles usam o dinheiro publico para seu próprio conforto , como casas, bem estar proprio e de sua família , etc. As instituições publicas ( escolas, hospitais, segurança) estão numa condição razuavel pra ruim. Eu não me sinto membro de um dos países mais ricos do mundo, tanto q o Brasil é considerado um pais emergente.

  10. marcela disse:

    1 a) A intenção do vídeo é a de que todos temos chances de mudar de classes sociais, quem é probre, não percisa ser pobre para o resto da vida, ele pode ter chance de mudar, se dedicando e tentando sempre ser melhor!
    b) Existem sim desigualdades, a realidade que o vídeo mostra é a da vida de muitas pessoas que não tem condições melhores de vida.
    c) O sistema de governo que esse país vive é o monarquico absolutista.
    2) Não, algumas pessoas enrriqueceram em cima dos outros. Eu não me sinto num dos países mais ricos do mundo pois em cada lugar que você olhe, você vê a desigualdade social, por exemplo se o Brasil demonstrasse essa riquesa na sociedade, as escolas não seriam tão precárias,a saúde não seria tão ruim, e o país teria mais segurança!

  11. 1-a)A intenção dos produtores do vídeo foi que hoje em dia, os cidadãos pobres podem ficar ricos não só jogando na mega sena, como estudando e tendo um futuro melhor. Como também as pessoas ricas podem perder o seu dinheiro em assaltos, jogos…

    b) O video mostra muita desigualdade social mas a disigualdade social é o alge do capitalismo mesmo ate no socialismo não é aquela maravilha… mas um pais capitalista sempre vai ter desigualdade social …

    c) O sistema de governo que esse país vive é o monarquico absolutista.
    2)Na minha opinião o Brasil ñ ficou mais rico. o dinheiro e a economia deste pais, “vai parar” na cueca dos politicos, e eles usam o dinheiro publico para seu próprio conforto , como casas, bem estar proprio e de sua família , etc. As instituições publicas ( escolas, hospitais, segurança) estão numa condição razuavel pra ruim. Eu não me sinto membro de um dos países mais ricos do mundo, tanto q o Brasil é considerado um pais emergente.

  12. pedro henrique 7e disse:

    1.a)a intenção e dizer um bom trabalhador por causa do dinheiro
    e niguem vai ser um mau trabalhador so por que nao tem dinheiro.

    b)existem desigualdade sim,mao oque o video mostra é a vida das pessoas
    que nao tem condição de vida.

    c)o sistema que o pais vive é o monarquico absolutista

    2)um pouco sim,quem ganhou essa riqueza foi aqueles que ja tinham dinheiro e agora tem bem mais,não porque a maioria das pessoas são pobres,a educação um pouco boa
    porque que tem dinheiro sempre vai ser preferente,a saúde é ruim porque so os ricos tem
    preferencia so por causa do dinheiro conceguem pagar hospital particular,nao porque so os ricos pode pagar uma segurança boa .

  13. 1 a) A intenção do vídeo é a de que todos temos chances de mudar de classes sociais, quem é probre, não percisa ser pobre para o resto da vida, ele pode ter chance de mudar, se dedicando e tentando sempre ser melhor!
    b) Existem sim desigualdades, a realidade que o vídeo mostra é a da vida de muitas pessoas que não tem condições melhores de vida.
    c) O sistema de governo que esse país vive é o monarquico absolutista.
    2) Não, algumas pessoas enrriqueceram em cima dos outros. Eu não me sinto num dos países mais ricos do mundo pois em cada lugar que você olhe, você vê a desigualdade social, por exemplo se o Brasil demonstrasse essa riquesa na sociedade, as escolas não seriam tão precárias,a saúde não seria tão ruim, e o país teria mais segurança!

  14. Silvio Alessandro de Souza Junior 7E disse:

    1 a) A intenção do vídeo é a de que todos temos chances de mudar de classes sociais, quem é probre, não percisa ser pobre para o resto da vida, ele pode ter chance de mudar, se dedicando e tentando sempre ser melhor!
    b) Existem sim desigualdades, a realidade que o vídeo mostra é a da vida de muitas pessoas que não tem condições melhores de vida.
    c) O sistema de governo que esse país vive é o monarquico absolutista.
    2) Não, algumas pessoas enrriqueceram em cima dos outros. Eu não me sinto num dos países mais ricos do mundo pois em cada lugar que você olhe, você vê a desigualdade social, por exemplo se o Brasil demonstrasse essa riquesa na sociedade, as escolas não seriam tão precárias,a saúde não seria tão ruim, e o país teria mais segurança

  15. gabriel ian souza romao 7 serie E disse:

    1)o video diz que nós podemos mudar nossa classe social se a pessoa for rica pode vir a falencia se a pessoa for pobre pode jogar na mega sena e ganhar mais é muito difisio.

    B-hoje em dia no brasil não é dificil ter diferença social o video tem diferença social sim.

    C-este governo só pença nas pessoas com dinheiro nao quer nem saber dos classe media e nem dos pobres -sim.

    2-Eu não acho o país rico nao tanta gente pobre se o páís fosse rico todo mundo ia ser classe média e nao pobre dependendo do sus escola publica tudo do governo tudo bem que o governo ajuda mas todo mundo tinha q ser tratado iguau.

  16. Rangel disse:

    Meu, a galera que deu Ctr+C e Ctr+V na resposta dos outros pra dizer que respondeu também, não enganou ninguém viu? Só eles mesmos…rsrsrs…

  17. gunther disse:

    eu queria saber se o charles chaplin e ingles ou alemao eu acho um pouco dos dois
    responde ai

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s